segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Dia da secretária

 30/09 - Dia da secretária


   Uma curiosidade o qual poucas pessoas sabem é o porquê comemoramos o "Dia da secretária" no dia 30 de setembro, é que neste dia no ano de 1850, nasceu Lilian Sholes, a primeira mulher a usar uma máquina de escrever. Filha de Christopher Sholes, inventor da máquina de escrever, Lilian se tornou um símbolo e é lembrada até hoje em todo o mundo.
   
   Sempre há um motivo para se comemorar quando se trata de uma pessoa tão maravilhosa. E também lhe dizer que seu trabalho é muito importante, então deixo aqui a minha homenagem e dizer de todo coração ...
...Feliz dia da secretária e do secretário!

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia do trânsito



25/09 - Dia do trânsito


   De acordo com o artigo primeiro, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”

   O trânsito é importante para a economia de um país, por interligar produções industriais ou naturais aos consumidores, através dos meios de transporte. Além disso, proporcionando o fluxo de pessoas para o trabalho, escola, médico, diversão, etc.

Pode ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.

   No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, entre outras, que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.

As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.
   Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigindo-se uma postura mais ética do motorista, além de determinar fiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mesmo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas, com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em consequência ao número de multas levadas.

   A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito.
   Segundo a Lei, a educação para o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as séries iniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãos fazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.
    Seja prudente no trânsito, proteja a sua vida e a de todos a seu redor!
 


domingo, 18 de setembro de 2011

Primavera

23/09 - Dia da primavera


   No período da primavera, a natureza fica mais colorida e bela em virtude do acasalamento das espécies vegetais e animais.

   A característica mais marcante da primavera é o aparecimento das flores, em espécies, quantidades variadas e abundantes.

   Em cada esquina pode-se perceber a presença da estação, devido às belezas da flora. 
   Nesse período também ocorrem as reproduções dos animais, em face do aquecimento das temperaturas. Borboletas enfeitam a estação, com suas cores brilhantes e reluzentes, enquanto pássaros e cigarras trazem a graça de seus cantos. Abelhas voam de flor em flor à procura de néctar, para a produção de mel.

  Durante a estação, também acontecem mudanças na umidade do ar, que na estação anterior se apresentava muito seca – o inverno. As chuvas tornam-se constantes, passando a cair nos finais das tardes, em consequência ao calor e à própria umidade que aos poucos é elevada. 
Curiosidades e informações quanto à Primavera

Neste momento do equinócio pode-se observar com fidelidade os pontos cardeais, sabendo-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste localiza-se com precisão o Norte e o Sul. Mas, como vimos, isso só ocorre neste dia, depois o sol vai se dirigindo para o Sul. Dependendo do hemisfério em que nos encontramos teremos uma perspectiva diferente. Se estivermos no Sul observamos o sol vindo em nossa direção se estamos no Norte observamos o sol indo “embora”.

A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa “noites iguais”, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.


PRIMAVERA: No hemisfério sul, começa quando o sol alcança o EQUINÓCIO de setembro (dia 22) e termina quando atinge o SOLSTÍCIO de dezembro (dia 20)
 
VERÃO: Começa quando o sol alcança o solstício de dezembro (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de março (dia 21).
 
OUTONO: Começa quando o sol alcança o equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 20).
 
INVERNO: Começa quando o sol alcança o solstício de junho (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de setembro (dia 23)
   Então desejo pra ti uma semana maravilhosa com o aroma das mais belas flores!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dia da árvore

21/09 - Dia da árvore



    No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

    Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

   Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

    Conforme as necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram como alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

   O ideal seria o plantio de novas árvores nos lugares onde há devastações, o homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam um longo tempo para o seu desenvolvimento. Portanto seja um cidadão consciente e contribua para um mundo melhor.


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Você é assim...

BONS AMIGOS

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!

Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!

Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!

Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.
Amigo é a base quando falta o chão!

Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!

Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

(Machado de Assis